O anel ou espiral de celebrações Waldorf





 

Vocês já ouviram falar do anel ou espiral de celebrações utilizado nos aniversários da educação waldorf? 

Ele teve início na cultura alemã, sendo utilizado, de uma forma simbólica, para comemorar o aniversário de nascimento de uma criança e mostrar reverência para cada ano de sua vida até o momento presente .

 



Esse belo rito de passagem pode ser realizado todos os anos na data do aniversário da criança. 

Aqui em nossa casa, ele é um momento de calma e amor, onde sempre conto a história do nascimento do meu filho e conto também o como o tempo foi passando e ele foi crescendo e se expressando no mundo (tudo de forma lúdica, de acordo com o entendimento da criança e sua faixa etária). O objetivo é que ele se sinta especial e querido por nós e valorizado por ser simplesmente do jeitinho que é . 

Por aqui, também é um momento de agradecimento pela vida da nossa criança. 

Costumamos fazer esse rito na manhã do aniversário, assim que ele acorda, seguido de um café da manhã especial... isso inicia bem o dia do aniversário, preparando o sentir da criança para o dia especial que ela possa ter (com festinha, brincadeiras, família e amigos).
 
Este momento para nós, se diferencia do bolo e do "parabéns" que é um momento mais expansivo .


O anel de aniversário em si é apenas uma ferramenta, que pode contribuir para evidenciar os "marcos" de crescimento da criança, ou os gostos dela, o que foi se tornando especial no mundo para ela, por exemplo.

Ele é um círculo de madeira com espaços que podem ser preenchidos com a ornamentos e velas.


Por exemplo: 




No primeiro aniversário, pode ser colocado uma vela sobre o anel e preencher o restante dos espaços com ornamentos: figuras que representam a criança, o que ela vivenciou de especial até então, seus tesouros encontrados, etc. 

Meu menino sempre gosta quando coloco seus pequenos tesouros no anel: pedrinhas, conchas, flores, pinhas... 


Também é comum colocar fotos da criança (em um suporte que encaixa no anel) em alguns dos espaços.

Bem, na verdade é bem livre essa decoração, o essencial é que tudo que a compõe remeta a algo de especial para o aniversariante.

Em cada aniversário consecutivo, você poderá ir substituindo um item simbólico por uma vela. E também mudar os itens a cada ano. 



Deixarei aqui em baixo uma sugestão de história que vocês podem contar para a criança no aniversário (ou criar a sua personalizada, se preferir): 


 "Era uma vez uma pequena criança que morava no paraíso e era muito feliz lá.  Ela admirava as lindas cores e ouvia maravilhosas canções, e era lá onde ela pertencia.

Mas um dia, as nuvens se abriram no paraíso e ela viu a linda terra verde abaixo, com todas as pessoas felizes brincando e trabalhando e de repente ela sentiu uma enorme vontade de ir até lá e ver como era a vida na Terra. 

Ela viu todas as cores do arco-íris, borboletas visitando as flores e pássaros voando. Eles pareciam estar acenando para ela. Ela viu pescadores no mar e todas as diferentes plantas que cobriam a terra. Viu crianças subindo em árvores, correndo, pulando e andando entre areia e folhas. Tudo era tão bonito.

Então ela disse para seu anjo da guarda: “Por favor, posso ir para a Terra agora?”

Mas o anjo olhou para ela e disse “Não, ainda é muito cedo. Você precisa esperar um pouco mais”. 

Então a criança se foi, feliz e logo esqueceu sobre a Terra. 

Então, um dia ela novamente teve uma rápida visão da Terra através das nuvens. Ela viu mães e pais trabalhando, professores, engenheiros, escritores e fazendeiros. Viu pais dando amor aos seus filhos. Ela também viu uma linda mãe com amor e um enorme desejo em seu coração de ter uma criança. Nesse momento ela perguntou ao anjo: “Posso ir para ela?”

O anjo disse: Você precisa ir para a terra dos sonhos primeiro”

Na próxima noite, a pequena criança teve um sonho. Sonhou que tinha encontrado um homem e uma mulher e eles lhe estenderam seus braços e lhe pediram para que  se tornasse sua criança. Ao contar o sonho para o anjo, ele disse: “Agora é hora de você ir”

Então a criança perguntou: “Posso ir agora?”

-“Você verá”, disse o anjo.

Naquela noite,  a criança foi dormir na terra dos sonhos e durante dez luas, ele navegou em seu barco. 

E no final daquele período, uma linda ponte de arco-íris se estendeu do paraíso até a Terra por onde a criança veio como um pequenino bebê e escorregou para os braços de seus pais. 

Eles  olharam maravilhados para esta nova vida e disseram: “Nós lhe daremos o nome de: (NOME DA CRIANÇA) "


      

Calendário de Natal

 O anel também pode ser utilizado durante a celebração das épocas (para quem está habituado com a vivência das épocas, como  na pedagogia waldorf) a do Advento e da Páscoa são bons exemplos .


Calendário de Natal 

Este espiral, também pode ser utilizado em aniversários. No caso da foto à esquerda, ele está sendo utilizado como calendário de Natal, onde cada espaço representa um dia.

 



* Caso tenham interesse em ornamentos especiais para serem colocados no anel de celebração, nosso ateliê faz sob encomenda. *









⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


 


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀






 




 









⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah... O VERÃO! ☀️ (e uma pequena introdução para quem quer começar a celebrar o ritmo anual)