Vocês já ouviram falar do anel ou espiral de celebrações utilizado nos aniversários da educação waldorf?
Ele teve início na cultura alemã, sendo utilizado, de uma forma simbólica, para comemorar o aniversário de nascimento de uma criança e mostrar reverência para cada ano de sua vida até o momento presente .
Esse belo rito de passagem pode ser realizado todos os anos na data do aniversário da criança.
Aqui em nossa casa, ele é um momento de calma e amor, onde sempre conto a história do nascimento do meu filho e conto também o como o tempo foi passando e ele foi crescendo e se expressando no mundo (tudo de forma lúdica, de acordo com o entendimento da criança e sua faixa etária). O objetivo é que ele se sinta especial e querido por nós e valorizado por ser simplesmente do jeitinho que é .
Por aqui, também é um momento de agradecimento pela vida da nossa criança.
Costumamos fazer esse rito na manhã do aniversário, assim que ele acorda, seguido de um café da manhã especial... isso inicia bem o dia do aniversário, preparando o sentir da criança para o dia especial que ela possa ter (com festinha, brincadeiras, família e amigos).
Este momento para nós, se diferencia do bolo e do "parabéns" que é um momento mais expansivo .
O anel de aniversário em si é apenas uma ferramenta, que pode contribuir para evidenciar os "marcos" de crescimento da criança, ou os gostos dela, o que foi se tornando especial no mundo para ela, por exemplo.
Ele é um círculo de madeira com espaços que podem ser preenchidos com a ornamentos e velas.
Por exemplo:
No primeiro aniversário, pode ser colocado uma vela sobre o anel e preencher o restante dos espaços com ornamentos: figuras que representam a criança, o que ela vivenciou de especial até então, seus tesouros encontrados, etc.
Meu menino sempre gosta quando coloco seus pequenos tesouros no anel: pedrinhas, conchas, flores, pinhas...
Também é comum colocar fotos da criança (em um suporte que encaixa no anel) em alguns dos espaços.
Bem, na verdade é bem livre essa decoração, o essencial é que tudo que a compõe remeta a algo de especial para o aniversariante.
Em cada aniversário consecutivo, você poderá ir substituindo um item simbólico por uma vela. E também mudar os itens a cada ano.
Deixarei aqui em baixo uma sugestão de história que vocês podem contar para a criança no aniversário (ou criar a sua personalizada, se preferir):
"Era uma vez uma pequena criança que morava no paraíso e era muito feliz lá. Ela admirava as lindas cores e ouvia maravilhosas canções, e era lá onde ela pertencia.
Mas um dia, as nuvens se abriram no paraíso e ela viu a linda terra verde abaixo, com todas as pessoas felizes brincando e trabalhando e de repente ela sentiu uma enorme vontade de ir até lá e ver como era a vida na Terra.
Ela viu todas as cores do arco-íris, borboletas visitando as flores e pássaros voando. Eles pareciam estar acenando para ela. Ela viu pescadores no mar e todas as diferentes plantas que cobriam a terra. Viu crianças subindo em árvores, correndo, pulando e andando entre areia e folhas. Tudo era tão bonito.
Então ela disse para seu anjo da guarda: “Por favor, posso ir para a Terra agora?”
Mas o anjo olhou para ela e disse “Não, ainda é muito cedo. Você precisa esperar um pouco mais”.
Então a criança se foi, feliz e logo esqueceu sobre a Terra.
Então, um dia ela novamente teve uma rápida visão da Terra através das nuvens. Ela viu mães e pais trabalhando, professores, engenheiros, escritores e fazendeiros. Viu pais dando amor aos seus filhos. Ela também viu uma linda mãe com amor e um enorme desejo em seu coração de ter uma criança. Nesse momento ela perguntou ao anjo: “Posso ir para ela?”
O anjo disse: Você precisa ir para a terra dos sonhos primeiro”
Na próxima noite, a pequena criança teve um sonho. Sonhou que tinha encontrado um homem e uma mulher e eles lhe estenderam seus braços e lhe pediram para que se tornasse sua criança. Ao contar o sonho para o anjo, ele disse: “Agora é hora de você ir”
Então a criança perguntou: “Posso ir agora?”
-“Você verá”, disse o anjo.
Naquela noite, a criança foi dormir na terra dos sonhos e durante dez luas, ele navegou em seu barco.
E no final daquele período, uma linda ponte de arco-íris se estendeu do paraíso até a Terra por onde a criança veio como um pequenino bebê e escorregou para os braços de seus pais.
Eles olharam maravilhados para esta nova vida e disseram: “Nós lhe daremos o nome de: (NOME DA CRIANÇA) "
O anel também pode ser utilizado durante a celebração das épocas (para quem está habituado com a vivência das épocas, como na pedagogia waldorf) a do Advento e da Páscoa são bons exemplos .
Calendário de Natal
Este espiral, também pode ser utilizado em aniversários. No caso da foto à esquerda, ele está sendo utilizado como calendário de Natal, onde cada espaço representa um dia.
* Caso tenham interesse em ornamentos especiais para serem colocados no anel de celebração, nosso ateliê faz sob encomenda. *
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comentários
Postar um comentário