Ah... O VERÃO! ☀️ (e uma pequena introdução para quem quer começar a celebrar o ritmo anual)
Aqui no Brasil, iniciamos o ritmo anual durante o Verão, normalmente é um período que podemos descansar um pouco devido as férias...e passar bons momentos em família.
Neste período, temos uma ótima oportunidade para começar a marcar o ritmo anual (ou as épocas) com os pequenos...
Mas afinal, qual a importância da vivência das épocas? ( principalmente para as crianças pequenas)
Seres humanos, são seres naturais, conectados ao seu ambiente... e assim como tudo o que nos rodeia e está vivo, somos seres de ritmo.
Ele está na nossa respiração, no nosso batimento cardíaco, em toda a ação do nosso sistema metabólico, no recolhimento e despertar de cada dia...Um eterno subir e descer, expandir e contrair...E a percepção para poder então respeitar este ritmo é fundamental para nossa saúde e bem estar integral. ( Quantas vezes, no meio da correria do dia a dia, não deixamos isso passar não é mesmo? Quando o corpo pede para desacelerar, por exemplo)
Além disso, é muito sadio para uma criança ter um ritmo em seu dia, em sua semana, em seu ano ...
Ter repetições, previsibilidade... Isso a faz sentir segurança ❤️
Ao vivenciarmos os ritmos anuais, temos a oportunidade de observar também o ritmo da natureza, as estações do ano e com elas, todas as suas características que agradam os pequenos... Um dia mais longo para brincar, calor, mangas colhidas no pé, brincadeira com água, banho de chuva... folhas que caem, a Terra que "dorme", chocolate quente, fogueira, aconchego... e depois tudo vai despertando novamente, em novos brotos, em jardins floridos! Com a vivência anual, é possível marcar no "sentir" das crianças, claramente, o momento em que a Terra contrai e expande, como nós.... E isso gera uma conexão.
Uma criança que cresce sentindo segurança e conexão com seu entorno, será um adulto saudável emocionalmente. 💚
A vivência das épocas anualmente, também contribui para interiorizar a passagem do tempo, os ciclos que se repetem. As canções, as atividades, as histórias, a mesa/ ou "cantinho" de época... funcionam como "um calendário" que vai sendo construído internamente , visual, sensorial... no "sentir".
As épocas também tem as suas festividades, suas celebrações, de acordo com a cultura. Então além de criar conexão com a natureza, a criança também tem a oportunidade de conectar-se à cultura, na qual está inserida...
Mas quais são as épocas?
Bom, na educação waldorf costumamos celebrar 4 principais épocas que estão ligadas às estações do ano na qual acontecem:
OUTONO, Páscoa;
(semana santa e pentecostes também podem ser celebrados)
INVERNO, São João, Festa da Lanterna, Festa da pipa/ Ventos;
PRIMAVERA, Micael;
Pastores, Advento, São Nicolau, VERÃO, Natal, Dia de Reis (já no início do próximo ano).
A Mesa, ou "cantinho de época"
A mesa de época (ou cantinho de época) é como um marcador/calendário visual para os pequenos, sinalizando a época que está sendo vivenciada.
Você pode reservar um local fixo na sua casa (ou escola) para esse "cantinho".
Dependendo da idade da criança, elas podem ajudar a preparar esse cenário a cada época, por exemplo, se você mora em uma área que tenha praia, perto da época de montar o cantinho de Verão, você pode pedir a ajuda da criança para encontrar conchas bem bonitas para decorar o cantinho de época... galhos, um pouquinho de areia... e por ai vai, use a criatividade e tudo dará certo !
Se a sua criança é muito pequena, o ideal é que a mesa de época fique em um local que ela possa observar, mas que não seja acessível ao seu manuseio, pela própria segurança da sua criança, pois às vezes colocamos coisa pequenas nesse cantinho, como pequenas pedras, pequenas sementes, um local para acender velas...
É importante também, cultivar junto a criança um sentimento de respeito por aquele cantinho, ele não é bem um local para brincar e sim um local de contemplação.
Outra observação importante, é que a sua mesa de época reflita à realidade que a criança vivencia, precisa fazer sentido para a criança, para que ela interiorize o que está sendo proposto de maneira significativa.
Outra observação importante, é que a sua mesa de época reflita à realidade que a criança vivencia, precisa fazer sentido para a criança, para que ela interiorize o que está sendo proposto de maneira significativa.
Por exemplo, se durante o Verão, a sua família não tem o costume de visitar a praia, é indicado que não coloque esse tipo de cenário na sua mesa de época.
Coloque algo que represente o que significa o Verão para a sua criança e para sua família, para que o pequeno ou pequena associe aquele momento do ritmo anual com as suas experiências ...e então, você poderá testemunhar nos anos seguintes, a sua criança (mesmo as pequenininhas) dizendo algo do tipo: "ah! o verão está chegando? é quando tomamos banho de rio? ou quando vamos à praia... (cada criança vai relatar o que costuma vivenciar nessa época e vai assimilar internamente uma espécie de segurança interior de um ciclo que se repete).
A seguir, temos alguns exemplos de "cantinho de época" para o Verão:
Para vivenciar as épocas, além de montar o seu "cantinho de época", você também pode permear a rotina da criança com canções, versos, histórias, atividades, receitas... e assim ir criando aos poucos as suas próprias tradições de família para cada época.
Importante lembrar, que a cada época, o cenário do seu "cantinho de época" deve mudar e as demais atividades sugeridas acima também. (nas próximas publicações iremos conversando sobre cada uma delas e trazer mais algumas sugestões).
Algumas sugestões abaixo para enriquecer ainda mais a sua vivência da época do VERÃO:
Canções e versos
(verso)
"Na areia fofinha nós vamos brincar!
E um buraco bem fundo, iremos cavar
Um monte de areia então vai surgir
E com ele, um castelo vamos construir.
Com muito cuidado, uma torre vou erguer
E assim um castelo vai aparecer.
Conchinhas, ouriços, estrelas do mar,
Todos eles o castelo irão visitar.
Siris, caranguejos, também vão estar,
Brincando na areia, na areia do mar."
(Música)
"Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Lá no fundo da maré
Olha palma, palma, palma
Ora pé, pé, pé
Ora roda, roda, roda
Caranguejo peixe é."
(Brincadeira)
"A canoa virou,
Quem deixou ela virar?
Foi por causa da menina,
Que não soube remar.
(bis)
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a menina
Lá do fundo do mar... (2X)"
- fazer poção magica ou brincar de cozinhar com elementos da natureza (essa é uma brincadeira de "faz de conta" que faz muito sucesso! os pequenos amam fazer misturas e brincar com água).
-passear em local com água para se refrescar! Vale ser rio, riachinho, mar, banho de mangueira e até banho de chuva de verão.
- Estar ao ar livre! Nessa época, normalmente as crianças estão de férias aqui no Brasil, então vale visitar parques e atividades ao ar livre disponíveis na sua região.
Comidas com "cara" dessa época de Verão
- picolé de frutas e geladinhos;
- salada de frutas com muitas combinações e cores! No Brasil temos uma grande variedade de frutas disponível, então vale a pena explorar esse lanchinho para os dias mais quentes.
Comentários
Postar um comentário