
Em meados de Novembro e início de Dezembro, muitas famílias começam a pensar sobre o Advento e as festas de final de ano, não é mesmo? Principalmente quando temos crianças, costumamos refletir sobre qual a melhor forma de vivenciar essa época com elas, quais tradições criar, quais memórias e valores queremos passar adiante...
Pensando nisso, pensamos em compartilhar um pouquinho sobre o como celebrar essa época tão especial sob o olhar da educação Waldorf e da Antroposofia (e da nossa experiência pessoal também 🤍)
Começando hoje, escreverei um pouco a cada dia sobre alguns temas que acreditamos ser relevantes para esse momento do Advento e Natal.
Espero que contribua um pouquinho para criar um ritmo de fim de ano amoroso e renovador para sua família 🌟

Então vamos lá!
O Advento, em sua essência, é um período de espera e preparação para o Natal.
O início do Advento é uma data móvel, iniciando quatro domingos antes no dia 25 de dezembro.
E este período, pode ser marcado por várias tradições que visam trazer um sentido de antecipação e reflexão interior para as famílias.
No mundo atual, a época das festas de final de ano costuma ser muito corrida e agitada, com muito eventos e compromissos. Mas a vivência do Advento, da forma que iremos sugerir nos próximos dias, por aqui, pode ser uma oportunidade para as famílias se conectarem aos sentidos mais profundos dessa época.
No contexto da pedagogia Waldorf/ e da Antroposofia, o Advento é um período de "afinação", escuta interior, de buscarmos entrar em um estado de serenidade, com a intenção de harmonizar nossos corações e mentes com o ritmo mais sutil presente nessa época.
Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, descreve o período que contempla o Advento, o Natal, as 12 Noites Santas e o Dia de Reis, como "um momento em que o céu parece se aproximar da Terra, oferecendo-nos uma oportunidade única de ouvir as mensagens celestiais e de nos alinharmos com nosso propósito na vida."
Se essa perspectiva é uma novidade pra você, que tal dar uma chance esse ano, para vivenciar essa época de forma mais profunda?
Digo por experiência própria que vale muito a pena!
O Advento pode ser vivenciado de muitas formas 🤍
É sempre importante ressaltar, que apesar das várias sugestões que serão apresentadas por aqui, não existe um único modo de se fazer as coisas durante essa época... o importante, acima de tudo, é que faça sentido para a sua família, de acordo com a história de vocês e de acordo com a realidade em que vivem, então muitas coisas podem ser adaptadas ao contexto de cada um, você pode acrescentar suas próprias tradições, apenas se inspirar em algum aspecto apresentado aqui, usar apenas algumas histórias e atividades, etc.
Na nossa família, nós gostamos de pensar nas vivências do Advento como um momento de desacelerar, de silenciar as distrações externas (talvez isso possa fazer sentido para você também).
Vivenciamos momentos diários durante a manhã, antes de começar o ritmo do dia, e durante a noite, antes de colocar nosso pequeno para dormir, finalizando o ritmo do dia... e pouco a pouco, dia após dia, até o Natal, vamos preparando nossos corações, ficando mais conscientes sobre o verdadeiro significado dessa época, encontrando nesses momentos em família, uma oportunidade de renovar as forças, de nos conectarmos uns com os outros e também de fazer reflexões, que nos levam ao crescimento enquanto seres humanos.
Advento, Natal, Dia de Reis: uma Época que faz parte de um ciclo.
Então, essa Época (das festividades de fim de ano), faz parte desse ciclo anual citado anteriormente, das principais festas Cristãs vivenciadas na Pedagogia Waldorf/ na Antroposofia: Páscoa, São João, Micael e Natal.
Lembrando que o ritmo e os ciclos, na educação Waldorf, são muito importantes. Todas as atividades, dentro e fora da escola, devem ser permeadas por um ritmo, contribuindo para que as crianças desenvolvam segurança, equilibrio e saúde, se situando, enquanto seres humanos aos ciclos naturais, culturais, espirituais e de desenvolvimento humano.
Por se tratar de uma celebração/ uma Época do ano que vivenciamos de forma cíclica, enxergo como uma maravilhosa oportunidade anual de criar conexão familiar, criar tradições e proporcionar um ambiente de amor e bondade que são tão essenciais para a formação desses pequenos seres humanos em fase de desenvolvimento (e nós adultos precisamos disso também, tanto quanto as crianças, um momento de respiro em meio á correria cotidiana.)
Na próxima publicação vamos falar um pouquinho sobre a vivência do Advento de acordo com os Reinos da Natureza. Uma proposta encantadora que sempre realizamos por aqui e as crianças gostam muito.
Se a proposta dessa série de publicações de Advento e Natal estiver fazendo sentido pra
você, não esqueça de visitar nossa próxima publicação, combinado?😊
Até logo!
Comentários
Postar um comentário